1: Ácinos mistos com predomínio de células mucosas
2: Ductos estriados
Disponível: http://histologiaoraluff.blogspot.com.br/2011/10/glandulas-salivares.html
1: Ácinos mistos com predomínio de células mucosas
2: Tabique de tecido conjuntivo
3: Ductos estriados
A língua tem origem na parede ventral da orofaringe, na região dos quatro primeiros arcos branquiais. A mesma é separada do assoalho da boca por um crescimento ectodérmico, que depois é degenerado, formando o sulco lingual.
A combinação de diferentes origens embriológicas de língua é demonstrada pela sua complexa inervação, o primeiro arco braquial (nervo trigêmeo) dá origem ao ramo lingual responsável pela sensação tátil, o segundo arco branquial (nervo facial) pelo ramo corda do tímpano é responsável pela sensação gustativa, o terceiro e quarto arcos são responsáveis pela sensação tátil e gustativa na região da base da língua (nervos glossofaríngeo e vago).
Se diferencia por ser envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo localizada na mucosa do assoalho da boca, sobre o musculo milo-hioide. Possuem vários ductos excretores terminais. São predominantemente mucosas. Quase sua totalidade de unidades secretoras terminais são tubulares mucosas com semiluas serosas e a inervação origina-se dor ramos do nervo lingual, da corda do tímpano e do simpático.
Referência: KATCHBURIAN E.; ARANA V. Histologia e Embriologia Oral. 2ª edição. Guarnabara Koogan. 2004. 388p
Nenhum comentário:
Postar um comentário