Arquivo pessoal.
Os lábios são compostos pelo musculo orbicular da boca e tecido conjuntivo. São revestido externamente por pele e internamente por uma membrana.
Nesse post iremos falar sobre as membranas: mucosas labial, jugal e alveolares.
As mucosas labial e jugal revestem além dos lábios a bochecha e são continuas entre si até chegar à mucosa alveolar.
As mucosas labial e jugal apresentam epitélio espesso (600 µm) com várias camadas celulares e aparentam lisas, suaves e com o tom rosa-pálido. Se renovam em aproximadamente 10 ou 12 dias. Os tonofilamentos ocupam 50 a 60 % de seu volume.
A diferença entre essas mucosas é que nos lábios os queratinócitos são arredondados, achatando-se somente na superfície, já nas bochechas são achatados gradualmente. Além disso o glicogênio é mais abundante nas bochechas.
Ambas possuem a lâmina própria e músculos (nos lábios, o músculo orbicular da boca e nas bochechas o bucinador).
A matriz extracelular é rica em fibras elásticas, importantes para garantir a elasticidade. A mucosa alveolar é constituída por numerosas fibras elásticas que proporcionam grande mobilidade. Ela reveste o fundo do sulco vestibular, sendo a transição entre as mucosas labial e jugal com a gengival. Aparenta lisa, brilhante e tem cor rosa avermelhada. Tem espessura de 270 µm e os tonofilamentos ocupam 60% de suas células. Apresenta lâmina própria com aproximadamente 45 papilas conjuntivas por mm². A camada papilar é constituída por tecido conjuntivo frouxo e fibras elásticas.
Referência: KATCHBURIAN E.; ARANA V. Histologia e Embriologia Oral. 2ª edição. Guarnabara Koogan. 2004. 388p
Referência: KATCHBURIAN E.; ARANA V. Histologia e Embriologia Oral. 2ª edição. Guarnabara Koogan. 2004. 388p
Nenhum comentário:
Postar um comentário